O que é o Esternocleidomastóideo?

O músculo esternocleidomastóideo (ECM) é um músculo do pescoço, que possui duas cabeças. Fielmente ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).

Qual é a função do músculo deltoide?

A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus. Com fixação também no úmero e na escápula, existem outros quatro músculos que vão, em conjugação com o deltoide, permitir o movimento para a frente e para trás do braço: supra-espinal, sub-espinal, redondo maior e redondo menor.

Qual é a função do músculo reto abdominal?

Função. As principais funções do músculo reto abdominal e dos músculos abdominais laterais são: movimentação do tronco. estabilização da coluna vertebral.

Onde começa e termina o músculo Esternocleidomastóideo?

O músculo esternocleidomastóideo é um músculo de duas cabeças. A cabeça esternal se origina do manúbrio do esterno, e a cabeça clavicular, da porção média da clavícula. A sua inserção ocorre no processo mastoide do osso temporal e na linha nucal superior do osso occipital.

Como fortalecer o músculo Esternocleidomastóideo?

Deite-se de costas, levante a cabeça e olhe para o lado. Aproxime o queixo do peito e gire a cabeça para a esquerda até onde conseguir. Fique assim por alguns segundos e, depois, gire para a direção oposta por mais um tempo. Volte ao normal e, por fim, repita o exercício 20 vezes.

Qual é a função do deltóide posterior?

Todas as porções trabalham juntas para a abdução do ombro. A porção anterior efetua a flexão e rotação medial e a porção posterior é extensora e rotadora lateral. Estando o ombro abduzido em mais de 90°, as porções anterior e posterior contribuem para a adução do ombro.

Quais movimentos O deltóide faz?

Como movimentação, o Deltoide de uma forma geral realiza o movimento de abdução do ombro. A região posterior é responsável pela abdução horizontal e a rotação externa. A região anterior é responsável pela flexão do ombro, adução horizontal e rotação interna.

Onde se insere o Esternocleidomastóideo?

Quantas letras tem Esternocleidomastóideo?

Músculo localizado da região do pescoço, responsável pela movimentação da cabeça. O músculo esternocleidomastoideo possui formação semelhante a uma haste e esta de número de dois, logo abaixo do maxilar.

Como aliviar tensão no esternocleidomastóideo?

Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.

Quando devo fazer Liberação Miofascial?

Quando é preciso? O procedimento é indicado para quem sofre com desconfortos constantes, principalmente após o término de atividades físicas. A liberação miofascial possibilita alívio no foco da dor, já que trabalha sobre o músculo lesionado.