O que acontece no final do livro O Pagador de Promessa?

Desacatando as considerações do eclesiástico, Zé se enfurece e termina autuado pela polícia. Recusando-se a ir detido, tenta desesperadamente entrar na igreja com a cruz para cumprir sua promessa, ao que é assassinado pelo Secreta. Os capoeiristas, por fim, fazem entrar, sobre a cruz, seu corpo na igreja.

O que fala o livro O Pagador de Promessas?

O Pagador de Promessas, obra escrita por Dias Gomes em 1959, trata da miscigenação e sincretismo religioso, com ênfase na sinceridade e ingenuidade da devoção popular. Discorre sobre conflitos sociais que ocorre entre uma pessoa simples e pura com o sistema de regras existente na sociedade.

Onde se passa o livro O Pagador de Promessas?

O pagador de promessas é organizado em três atos. Após caminhar sete léguas com sua mulher, Rosa, Zé do Burro chega às escadarias da Igreja de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia, carregando nos ombros uma cruz tal qual a de Cristo.

Por que o monsenhor não deixa o Zé pagar a promessa?

O padre ouvindo citações do candomblé se recusa a permitir a entrada de Zé na igreja. Ele, frente a isso e muito responsável em relação à promessa, afirma que só sairia dali quando a cumprisse.

Qual das alternativas contém informações determinantes para o desfecho trágico de O Pagador de Promessas de Dias Gomes?

(UFPR) Qual das alternativas contém informações determinantes para o desfecho trágico de O pagador de promessas, de Dias Gomes? a) A traição de Rosa, seduzida por Bonitão, enfraqueceu a convicção do protagonista quanto ao pagamento de sua promessa.

Quais as características do texto O Pagador de promessa que o classifica como do gênero dramático?

A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas emprestam verossimilhança ao texto como ainda aproximam a ficcionalidade à vida real.

Quanto o gênero textual O Pagador de Promessas?

RESUMO: O pagador de promessas é uma peça teatral, portanto pertence ao gênero dramático.

O que levou Zé-do-Burro a fazer a promessa?

Como o burro Nicolau, considerado por Zé como o seu melhor amigo, sobreviveu a um raio, ele fez uma promessa de que carregaria uma cruz de madeira até a igreja. O apelido Zé-do-burro foi justamente dado em homenagem ao afeto que o homem nutria pelo animal.

Quem é afinal Zé-do-Burro?

A fábula desse célebre texto gira em torno de Zé-do-Burro, um simplório homem do interior baiano que, vendo seu burro agonizar por conta de um acidente, faz duas promessas à Iansã (um Orixá do Candomblé que, para ele, confundia-se com a Santa Bárbara católica) caso Nicolau fosse curado e sobrevivesse: repartir seu …

Quando o gênero textual O Pagador de Promessas Classifica-se Como?

Quais são as principais características do gênero dramático?

Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.

Qual é o gênero do texto O Pagador de Promessas?

RESUMO: O pagador de promessas é uma peça teatral, portanto pertence ao gênero dramático. Zé do Burro, um homem muito simples, vivia na companhia da sua mulher Rosa e de seu burro por quem tinha muito apego.